Eu quero sair! Essa é a mensagem que o seu filho vai enviar - de uma forma ou de outra - quando estiver pronto para se despedir do berço e dizer olá a uma cama de criança grande. O seu filho pode realmente verbalizar o desgosto, ou mais provavelmente, simplesmente sair do berço.
Então, o que tem de ser feito?
Primeiro, resistir à tentação de o mover demasiado cedo. A maioria dos especialistas recomenda que o faça por volta dos 3 anos de idade. A menos que o seu filho esteja a sair do berço ou precise de mais espaço do que um berço pode proporcionar - o seu corpo está a crescer a um ritmo espantoso - é melhor mantê-lo no berço, o que lhe permite sentir-se seguro.
Desta forma, a sua criança pode sentir-se confortável a dar grandes saltos de desenvolvimento durante o dia, mas ainda assim regressa à segurança do seu antigo berço à noite.
Além disso, até aos 3 anos de idade, as crianças são muito impulsivas, e a dificuldade do seu filho em compreender e ser capaz de seguir instruções ou regras (como ficar na cama toda a noite) fará com que dormir numa cama seja um verdadeiro desafio. Se passar para uma cama antes dos 3 anos de idade, pode planear acordar para um pequeno visitante ao lado da sua cama praticamente todas as noites.
No entanto, quando chegar a altura, terá de ajudar o seu filho a transitar suavemente para dormir numa cama. Para isso, precisa de seguir certos passos. Estes são:
1. Criar um ambiente seguro: Prove a segurança do quarto do seu filho e de quaisquer áreas adjacentes que ele possa visitar a meio da noite. Proteger janelas, cimo de escadas, e quaisquer escadotes que possam ser tropeçados. Melhor ainda, pode instalar um portão de segurança na porta do seu filho. Pode até instalar uma pequena luz noturna no seu quarto para o ajudar a orientar-se e evitar ferir-se a si próprio.
2. Escolha o colchão: Vá à loja de colchões - ou a qualquer outra loja que venda colchões - e deixe o seu filho ajudá-lo a escolher o colchão ou a cama. Com a segurança em mente, tudo o que precisa é de um colchão de tamanho duplo e uma mola de caixa e algumas barras de segurança para o lado. Deve ajustar a altura desta nova cama em conformidade, pois terá de se sentar baixo no chão durante algum tempo até que o seu filho se habitue a ela. Compre alguns lençóis novos e divertidos, algumas fronhas especiais e está pronto a partir.
3. Desmontem o berço (juntos): Assim que a nova cama chegar a casa, peça ao seu filho que o ajude a desmontar o berço. Desta forma, o seu filho sentir-se-á parte do processo de transição e poderá também dizer adeus ao berço.
4. Prepare a cama: Coloque a cama num canto do quarto do seu filho de modo a que a cabeça e o lado da cama fiquem encostados à parede para proteção. Adicionar uma grade de segurança ao lado exposto da cama. O seu filho vai sentir-se seguro desta forma, tal como se sentiu no seu berço.
5. Explicar as regras da hora de dormir: Se o seu filho for verbal antes da primeira noite de sono na cama, reveja as regras da hora de dormir com ele. Diga-lhe que ele já é um rapaz crescido que precisa de compreender que quando vamos dormir, só acordamos quando o sol está bom e brilhante.
6. Faça a sua rotina na hora de dormir: Durante as primeiras noites, o seu filho está a dormir na sua nova cama, dedique mais 10 minutos de tempo de leitura juntos para que se sinta confortável no seu novo ambiente. A ideia aqui é fazer com que o seu filho se sinta seguro. Se o seu filho parece entusiasmado com a nova cama desde o início, você é uma daquelas pessoas de sorte que fez esta transição facilmente.
Comentários
Postar um comentário